O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
Centro Pró-melhoramentos de Bom Jesus do Itabapoana

Fundação do Centro Pró-melhoramentos de Bom Jesus do Itabapoana.

Da esquerda para a direita, a sua primeira diretoria: Altivo Casemiro de Campos (conselheiro econômico); Ésio Martins Bastos (secretário); Felipe Luiz (vice-presidente); Antônio Corrêa Escalda (presidente); Olívio Bastos (tesoureiro).

O Hospital São Vicente de Paula foi criado em 6 de janeiro de 1925.

No dia 02/08/1936 foi fundado o Centro Popular Pró-Melhoramento de Bom Jesus do Itabapoana, e desde então tornou-se o elemento oficial das necessidades da comunidade junto aos poderes públicos do país.

Em sessão solene do dia 22/11/1936 onde compareceram representantes oficiais dos Municípios de Itaperuna e São José do Calçado, o Sr. João José Teixeira de Siqueira, Presidente da Conferência Vicentina de Bom Jesus do Itabapoana, passou o imóvel do Hospital à diretoria do centro.

Um ano depois em 1937, o Deputado Estadual Dr. César Ferolla, conseguiu do Sr. Interventor Federal no Estado do Rio de Janeiro, Almirante Protógenes Guimarães, a importância de 10:000$000 (Dez contos de réis), além de mais de 20:000$000 (Vinte contos de réis) de material cirúrgico, e inaugurou o novo pavilhão, onde se acham os quartos particulares, laboratório de pesquisa, farmácia, sala de esterilização e alta cirurgia. Apesar destes melhoramentos, resentia-se o hospital de uma lacuna: uma enfermaria para recolher os melhores indigentes.

Assim em 1938, após inúmeros esforços, a nova enfermaria, destinada exclusivamente a crianças, era inaugurada e novos melhoramentos foram introduzidos no hospital com a construção de um novo necrotério, da lavanderia, do forno para a desinfecção de roupas, etc.

Foi uma obrigação contraída com os Vicentinos: na escritura de doação do Hospital, para assumir a direção interna e o serviço de Enfermagem do mesmo, a vinda de Irmã de Caridade. Porém, dificuldades financeiras protelaram esta medida, e assim em 1939, o Coronel João Ferreira Soares, ofereceu ao Hospital a quantia de 5:000$000 (Cinco contos de réis), para a construção do apartamento necessário para o alojamento das irmãs de caridade da Congregação de Cristo Rei que, durante muitos anos, cuidaram dos doentes internados.

O Hospital São Vicente de Paula teve como primeiros médicos: Dr. José Vieira Seródio, Dr. Dirceu Cabral Henriques, Dr. Adhemar Pinto e contou com o trabalho gratuito dos doutores: Evandro Pires, Onofre Mendonça e César Ferolla.

O Centro Popular esteve presente e atuante no programa de desenvolvimento de Bom Jesus do Itabapoana e na luta pela emancipação do município.

No dia 01/01/1939, o Centro Popular foi reconhecido como Sociedade de Utilidade Pública, através do decreto número 01, de 08/11 do ano da instalação do munícipio.

Acervo pessoal de Luiz Alberto Maron Vieira

Ajude a preservar a memória de Bom Jesus colaborando com este fotoblog. Envie sua foto antiga para: rtfonseca@gmail.com

30/09/2011 Publicada por Ricardo Teixeira da Fonseca


Comente esta foto
Nome   
E-mail   
Site/Blog   
Cidade/Estado   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000